Veja as datas dos principais vestibulares - Unicamp. ELITE PRÉ-VESTIBULAR e COLÉGIO CAMPINAS - O Ensino Médio e curso pré-vestibular mais fortes do Brasil. A melhor escola particular e cursinho para quem vai prestar os principais vestibulares: FUVEST, UNICAMP, ENEM, UNESP, UNIFESP, ITA...


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Para o Vestibular UNICAMP 2022, são oferecidas 3.340 vagas regulares para ingresso nos cursos de graduação da Unicamp, distribuídas nos seguintes sistemas de ingresso:

2.540 vagas oferecidas pelo Vestibular Unicamp;

639 vagas oferecidas pela modalidade Enem-Unicamp 2022;

49 vagas para o Vestibular Indígena 2022. O Vestibular Indígena terá ainda 81 vagas adicionais, conforme Edital a ser publicado, respeitando os princípios da Deliberação CONSU-A-032/2017;

112 vagas oferecidas pelo Edital Vagas Olímpicas 2022. Haverá, ainda, 8 vagas adicionais neste sistema de ingresso;

A Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp aprovou no dia 12/3/2019, mudanças no formato da segunda fase do Vestibular Unicamp. As provas da segunda fase passarão a ser realizadas em dois dias, ao invés de três. O novo formato está sendo aplicado desde 2020.

Tradicionalmente O Vestibular Unicamp é composto de duas fases, com o novo modelo, houve adequação das provas e os estudantes passarão, na segunda fase, a fazer as provas das disciplinas relacionadas com a área do curso escolhido. No entanto, serão obrigatórias a todos os candidatos as provas de Língua Portuguesa, Matemática e algumas questões interdisciplinares – incluindo a disciplina de Inglês, que volta a estar presente na segunda fase. A Redação está mantida na segunda etapa, com duas propostas, mas passa a exigir a produção de apenas um texto, ao invés de dois.

As provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música continuam idênticas para todos os candidatos. As provas de Habilidades Específicas para os cursos de Música serão realizadas, antes da 1ª fase do Vestibular Unicamp.

AS PROVAS

1ª Fase -Constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, incluindo questões interdisciplinares. Cada questão da prova de Conhecimentos Gerais vale um ponto. Assim, a prova da 1ª fase vale até 72 pontos. A distribuição das questões é a seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

O candidato tem no máximo quatro horas e no mínimo duas horas para a realização da prova da 1ª fase.

2ª Fase – será realizada em dois dias consecutivos, com duração de cinco horas a cada dia.

As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).

Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

1º Dia - provas comuns a todos os candidatos Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta)
Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (8 questões)
Interdisciplinares em Língua Inglesa (2 questões).
2º Dia - provas de conhecimentos específicos (PCE) ÁREA DO CURSO ALMEJADO
Ciências Biológicas/Saúde CiênciasExatas/Tecnológicas Ciências Humanas/Artes
Biologia (6 questões) Física (6 questões) Geografia (6 questões)
Química (6 questões) Química (6 questões) História (6 questões)

Para a composição das notas, considera-se a realização das seguintes provas:

Prova 1 Redação
Prova 2 Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
Prova 3 Matemática
Prova 4 Interdisciplinar (Inglês, Ciências Humanas e Ciências da Natureza)
  ÁREA DO CURSO ALMEJADO
  Ciências Biológicas/Saúde Ciências Exatas/Tecnológicas Ciências Humanas/Artes
Prova 5 Biologia Física Geografia
Prova 6 Química Química História

Fonte: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2022/manual-de-ingresso-2022/como-e-o-vestibular-fases/

CALENDÁRIO

ENEM

As vagas oferecidas pelo Enem serão distribuídas da seguinte forma: 15% para candidatos de escola pública (sendo 10% para candidatos de escola pública e 5% para candidatos de escola pública autodeclarados pretos e pardos) e de 10% para candidatos autodeclarados pretos e pardos (sendo 5% para candidatos de escolas públicas e 5% para candidatos das demais escolas) ficaram garantidos no Vestibular Unicamp. Assim, o total de vagas via Enem será de 25% 20%. A seleção via Enem estará definida por meio de um edital específico.

OLIMPÍADA CIENTÍFICA

Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, como as olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Química, História e Robótica, dentre outras. Cada candidato pode se inscrever em até dois cursos (em 1ª e 2ª opção).

Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos três anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp. Os candidatos poderão utilizar somente a pontuação de uma única olimpíada ou competição de conhecimento, para cada uma das opções de curso. É facultado utilizar a premiação de uma mesma olimpíada ou competição de conhecimento nas duas opções de curso.

Em cada curso, os candidatos serão convocados por ordem decrescente da pontuação obtida na olimpíada ou competição de conhecimento, pelo curso em 1ª opção, conforme as regras do Edital. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.

No processo anterior (2021) foram oferecidas 116 vagas e para o processo atual (2022) serão ofertadas 120 vagas em sua totalidade.

VESTIBULAR INDÍGENA

Na primeira edição do Vestibular Indígena Unicamp, realizada para o ingresso em 2019, a Comvest registrou 611 inscritos, que disputaram as 72 vagas oferecidas. Foram matriculados 64 estudantes, de 23 etnias do Brasil. Na segunda edição, realizada no ano de 2020, o número de inscritos subiu para 1.675, na disputa por 96 vagas, e foram matriculados 85 estudantes. Já em 2021, a terceira edição disponibilizou 88 vagas para com 1.697 inscritos.

Para o ingresso em 2022, serão ofertadas 130 vagas em sua totalidade.

A prova é constituída de fase única totalmente na Língua Portuguesa, a distribuição das questões é a seguintes: Linguagens e códigos com 14 (quatorze) questões, ciências da Natureza com 12 (doze) questões, matemática com 12 (doze) questões, ciências Humanas com 12 (doze) questões (todas as questões de múltipla escolha) e Redação. O tempo máximo de duração de prova será de 4 (quatro) horas.

PROFIS

É um curso de ensino superior da UNICAMP, voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas.

A seleção para as 120 vagas do curso não é feita pelo vestibular, mas com base nas notas do ENEM. Para cada escola pública de ensino médio do município de Campinas será garantida uma vaga.

O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões.

Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da UNICAMP. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.

LEITURAS

Para o exame Vestibular Nacional Unicamp 2022, será exigida a leitura prévia e completa do texto integral das seguintes obras:

  • Poesia:
    • Luís de Camões - (sonetos selecionados pela Comvest)
    • Racionais Mc's - Sobrevivendo no inferno
    • Olavo Bilac - Tarde
  • Contos:
    • Lygia Fagundes Telles - O seminário dos ratos
  • Teatro:
    • Fernando Pessoa - O marinheiro
  • Romance:
    • Júlia Lopes de Almeida - A falência
    • Raul Pompéia - O Ateneu
    • Paulina Chiziane - Niketche – uma História de Poligamia
  • Crônica:
    • Machado de Assis - Bons dias
  • Carta/Relato de Viagem
    • Pero Vaz de Caminha - Carta de Achamento a el-rei D. Manuel

Desde o vestibular de 2016, a prova de literatura do Vestibular Unicamp apresenta um programa próprio de leituras, isto é, as leituras obrigatórias da Unicamp são diferentes das da Fuvest.

Fonte: Site COMVEST

Manual do candidato 2022: Clique aqui.

Lista de livros: Clique aqui.

Relação candidatos-vaga do último ano: Clique aqui

Inscrições: www.comvest.unicamp.br


siga o elite

  • Horários de atendimento:

  • Segunda a Sexta: 8h às 20h
  • Sábados: 8h às 15h
  • FALE CONOSCO

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP