ELITE PRÉ-VESTIBULAR e COLÉGIO CAMPINAS – Unicamp aprova mudanças no vestibular 2020 e reduz número de dias da segunda fase

Unicamp aprova mudanças no vestibular 2020 e reduz número de dias da segunda fase

Atualizada: 15 de Março/2019

Fonte: G1

Processo seletivo agora terá dois dias e não mais três. Divisão de conteúdos será baseada na carreira escolhida por cada candidato; proposta visa diminuir abstenções.

A Unicamp aprovou, nesta quinta-feira (14), mudanças na segunda fase do vestibular 2020. A Câmara Deliberativa deu o aval, por unanimidade, para a proposta da Comissão Permanente para os Vestibulares da universidade (Comvest) de reduzir o processo seletivo de três para dois dias, além da divisão de conteúdos baseada na carreira escolhida por cada candidato. O objetivo, segundo a instituição, é construir uma prova moderna e diminuir o índice de abstenção para menos de 10%.

Até a edição deste ano, a segunda fase sempre era feita em três dias e todos os candidatos deveriam responder questões de todas as disciplinas, independentemente da área de atuação da carreira escolhida. De acordo com o coordenador executivo da Comvest, José Alves Freitas Neto, apesar da mudança, a tradição interdisciplinar do vestibular da Unicamp vai permanecer e a alteração era necessária para haver uma "seleção de qualidade".

Com a mudança, os dois de prova passam a ter cinco horas de duração cada um - ao invés de quatro como era feito até agora. O desenho da segunda fase do vestibular ficou da seguinte forma:

  • Primeiro dia: oito questões de português, duas de inglês e uma redação.
  • Segundo dia: seis questões de matemática, duas de ciências da natureza e duas de ciências humanas (interdisciplinares), além de 12 questões específicas da área escolhida pelo candidato.

"O vestibular mudou muito nos últimos anos. Nós precisamos nos ajustar a isso. Devemos salientar que a tradição interdisciplinar vai continuar no nosso vestibular com as questões de ciências da natureza e ciências humanas. Também dessa vez decidimos voltar a exigir a língua estrangeira na segunda fase, com o acréscimo das duas questões de inglês no primeiro dia", afirmou o coordenador.

Redação

A redação também terá uma mudança para o vestibular 2020. A partir de agora, o candidato não vai mais precisar fazer redação de cada um dos dois temas propostos. Ele poderá escolher um e fazer o texto só do tema que mais sentir familiaridade.

Além disso, o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) salientou que a primeira etapa será mantida no formato atual, com exigência de conhecimentos gerais em todas as disciplinas ministradas no ensino médio.

Abstenção

Para o coordenador, o novo formato deve diminuir a "sobrecarga" sobre os candidatos que realizam uma maratona de provas nos primeiros dias do ano. O vestibular 2019 foi aplicado entre os dias 13 e 15 de janeiro, e terminou com abstenção de 14,3%, o maior índice em três anos.

"Não temos previsão do aumento de inscritos, mas, esperamos diminuir a abstenção. Ficar abaixo de 10%, uma redução significativa", explicou Freitas Neto.

Fonte: G1

siga o elite

  • Horários de atendimento:

  • (19) 3251 1012
  • Segunda a Sexta: 8h às 21h
  • Sábados: 8h às 15h

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP