ELITE PRÉ-VESTIBULAR e COLÉGIO CAMPINAS – Unicamp 2022: prova de matemática da 2ª fase terá ajustes para contemplar candidatos de humanas

Unicamp 2022: prova de matemática da 2ª fase terá ajustes para contemplar candidatos de humanas

Atualizada: 02 de Agosto/2021

Fonte: G1

Diretor da Comvest afirmou que questões terão mudanças por conta da redução das notas no processo deste ano, após impactos da pandemia da Covid-19. Inscrições foram abertas nesta segunda.

A Comissão Permanente Para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) confirmou, na manhã desta segunda-feira (2), mudanças na prova de matemática da 2ª fase do vestibular 2022, após a instituição constatar uma queda nas notas do processo seletivo deste ano por conta dos impactos do ensino remoto, provocado pela pandemia da Covid-19. A universidade abriu as inscrições nesta segunda-feira. No total, são 2.540 vagas em 69 cursos.

O candidato deve preencher um formulário no site da comissão até o dia 9 de setembro e pagar uma taxa de R$ 180 caso não seja isento. Neste ano, 8.327 pessoas foram contempladas com a isenção, apesar da queda 29,5% nas solicitações em comparação com o ano anterior, o que a Comvest também acredita ser um reflexo da "desilusão" com o ensino remoto.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira que a mudança na prova de matemática na 2ª fase será um ajuste para contemplar candidatos a cursos de ciências humanas, que eventualmente têm mais dificuldade com a disciplina e podem ter tido os problemas de compreensão potencializados pelas aulas online. Segundo ele, o exame será mais "próximo da realidade" deste grupo.

"Quando estamos presencialmente, o professor detecta a deficiência, mas no ensino remoto o aluno sequer pergunta. Percebemos isso na prova de matemática do ano passado. Ela já teve uma dificuldade menor, inclusive atestada pelos cursinhos, mas, apesar disso, o resultado foi uma queda expressiva das notas na área de humanidades. Teremos uma prova diferente nesta área também para que as pessoas não se sintam amedrontadas pela prova", explicou.

Ainda segundo Freitas Neto, assim como aconteceu em 2021, o vestibular da Unicamp vai considerar os impactos na educação após a pandemia da Covid-19 e a prova será novamente adequada à atual realidade de ensino. Apesar do retorno das aulas presenciais na rede municipal e estadual nesta segunda-feira, a Unicamp não sabe quanto tempo levará a recuperação dos conteúdos prejudicados durante o período de ensino remoto.

"Temos que preparar uma prova para estudantes que terão passados dois dos três anos de ensino médio no ensino remoto. E os novos ingressantes passarão por uma transição. Temos a expectativa que esses estudantes estejam aqui presencialmente no ano que vem, para que a gente possa mostrar a cara da Unicamp, com a defesa dos direitos democráticos, dos direitos humanos", completou.

A prova da 1ª fase do processo seletivo está marcada para 7 de novembro, enquanto que a 2ª fase será em janeiro de 2022 - veja abaixo calendário. A universidade prevê pelo menos 70 mil inscrições. O exame será realizado em 31 cidades do estado de São Paulo - a única exceção com o vestibular deste ano é a exclusão de Fernandópolis (SP) - além de cinco capitais de outros estados: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Inscrições no vestibular da Unicamp

Ao contrário do ano anterior, a Unicamp terá no vestibular 2022 a retomada da seleção que considera as notas dos candidatos no Enem como critério de seleção para 639 vagas. Neste caso, as inscrições também são obrigatórias e devem ser realizadas pelos candidatos entre os dias 3 e 30 de novembro.

Em 2021, a universidade incluiu todas as vagas da modalidade via Enem no vestibular tradicional por causa da incompatibilidade do calendário interno com datas definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diante de reflexos gerados pela pandemia.

Entre os 77,6 mil inscritos do vestibular 2021, diz a Comvest, 34,2% eram oriundos da rede pública.

Como serão as provas?

O formato das avaliações deve ser o mesmo da edição anterior:

  • 1ª fase: 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas (antes da pandemia eram aplicadas 90 perguntas para até 5 horas de avaliação);
  • 2ª fase: a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura:

No primeiro dia, a avaliação é comum para todos os estudantes chamados e tem a seguinte estrutura: redação, além de questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa;

Já no segundo dia, o exame terá perguntas dissertativas para todos convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Além disso, serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Vestibular 2022

  • Modalidade tradicional
  • Inscrições: 2/08 a 8/9/2021
  • 1ª fase: 7/11/2021
  • 2ª fase: 9/01/2022 e 10/01/2022
  • Provas de habilidades específicas de música: (setembro e outubro, datas a confirmar)
  • Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 22/01/2022
  • Divulgação da primeira chamada: 14/02/2022
  • Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a confirmar

Outras modalidades

  • Vagas remanescentes: inscrições de 20/9 a 8/10/2021
  • Ingresso via Enem: inscrições de 3 a 30/11
  • Vagas para premiados em olimpíadas de conhecimentos: inscrições de 16/11 a 14/1/2022

Fonte: G1

siga o elite

  • Horários de atendimento:

  • Segunda a Sexta: 8h às 19h
  • Sábados: 8h às 15h
  • FALE CONOSCO

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP