Atualizada: 29 de Janeiro/2021
Fonte: G1
A comissão que organiza o vestibular da Unicamp (Comvest) divulgou nesta sexta-feira (29) os locais onde serão aplicadas as provas da 2ª fase processo seletivo, marcadas para 8 e 9 de fevereiro. Ao todo, foram convocados 15.470 candidatos e a universidade oferece 3.237 vagas em 69 cursos.
As avaliações serão em 17 cidades de São Paulo e mais cinco capitais de outros estados. A relação de endereços será publicada no site institucional e a Unicamp informou que usará 715 salas nesta etapa, para evitar riscos de transmissão da Covid-19, número que representa alta de 138% no comparativo com as 300 estruturas usadas na edição anterior do processo seletivo.
O esquema de prevenção contra a doença inclui ainda a distribuição de 1 mil litros de álcool em gel durante a aplicação das provas, além do fornecimento de 3,5 mil máscaras para colaboradores, em cada dia. O espaçamento entre cada participante será de 1,5 metro, dentro e fora das salas.
São Paulo
Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, somente Campinas e São Paulo têm, cada uma, mais de 1 mil candidatos convocados para esta fase. Com isso, estudantes que fizeram as provas da 1ª fase em municípios mais próximos destas duas cidades foram remanejados.
Cidades do vestibular 2021 da Unicamp
Outros estados
Em 21 de janeiro, a Unicamp decidiu adiar em um dia a data de início das provas da 2ª fase do vestibular. A mudança, diz a Comvest, ocorreu após ser considerada a hipótese de candidatos também inscritos na modalidade digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para o dia 7, e para evitar possíveis aglomerações decorrentes da maior circulação de estudantes.
Cada prova da 2ª fase dura cinco horas e reúne questões dissertativas: uma parte comum para todos os candidatos e outra diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção - ciências biológicas/saúde, ciências exatas/tecnológicas ou ciências humanas/artes.
Cada pergunta tem dois itens, sendo que cada um vale 2 pontos. A ordem das provas será:
provas comuns a todos os candidatos:
provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
A divulgação da primeira chamada de candidatos aprovados está marcada para 10 de março.
A Unicamp encerrou a 1ª fase do vestibular 2021 no dia 7 de janeiro com aumento de 66,6% na abstenção, no comparativo com o processo seletivo do ano anterior.
No primeiro dia foram avaliados 28,7 mil candidatos que disputam vagas em cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas e ciências humanas/artes, enquanto que no segundo dia as avaliações ocorreram para 38,1 mil que buscam oportunidades nas áreas de ciências biológicas e da saúde.
O total de inscritos foi de 77,6 mil, incluindo recorde de estudantes oriundos da rede pública.
Neste ano, os dez cursos mais procurados pelos candidatos são: medicina, arquitetura e urbanismo; ciências biológicas; comunicação social-midialogia; ciência da computação; engenharia da computação; farmácia; história; ciências econômicas e enfermagem.
O total de vagas nesta edição inclui as 639 oportunidades que estavam previstas inicialmente no edital Enem-Unicamp, que deixou de ser oferecido para ingresso no próximo ano por causa do "calendário incompatível" com o cronograma definido pelo Ministério da Educação (MEC).
Fonte: G1
Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP