ELITE PRÉ-VESTIBULAR e COLÉGIO CAMPINAS – UFU e UFTM estão entre as universidades empreendedoras de 2019

UFU e UFTM estão entre as universidades empreendedoras de 2019

Atualizada: 30 de Outubro/2019

Fonte: G1

Para o ranking, feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, as universidades são avaliadas por critérios como cultura empreendedora, inovação e infraestrutura.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estão entre as universidades brasileiras consideradas empreendedoras de 2019. O levantamento foi feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

Para o ranking, as universidades são avaliadas a partir de seis critérios de: cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

Esta é terceira edição do ranking. Desta vez, foram ranqueadas 123 universidades das 27 unidades federativas do país e ouvidos mais de 15 mil estudantes. A última edição, realizada em 2017, avaliou 55 universidades de 20 unidades federativas com 10 mil universitários entrevistados.

No ranking 2019, a UFTM está na 32ª posição, com nota 4,41; no último levantamento, de 2017, a universidade ocupava a 16ª colocação, com nota 5,38. Já a UFU ocupa o 53º lugar no ranking de 2019, com nota 3,96. Em 2017, a universidade estava em 26ª posição, com nota 4,96.

O G1 entrou em contato com as duas universidades para saber se gostariam de comentar as respectivas colocações e, até a publicação da reportagem, não houve retorno.

  • Empresas juniores em Uberaba oferecem consultorias aos produtores rurais
  • Empresas Juniores da UFTM têm resultados positivos nas parcerias com empreendedores de Uberaba e região
  • Empresas juniores estimulam novos negócios no Triângulo Mineiro

Universidades empreendedoras em Minas Gerais

Segundo a Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais (Fejemg), atualmente, são 19 instituições de ensino superior com 113 Empresas Juniores (EJs) federadas no estado.

No ranking estadual, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece em 1º lugar, seguida da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) (veja a tabela abaixo).

Universidades empreendedoras 2019 - Minas Gerais

Universidades empreendedoras no Brasil

Em primeiro lugar da pesquisa, aparece a Universidade Federal de São Paulo (USP), com uma nota de 7,36. Além disso, a USP aparece em 1° lugar nos quesitos de Inovação, Extensão e Internacionalização e na 2° posição no capital financeiro.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em segundo. Na terceira posição, a UFMG. Em 4° lugar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na 5° posição, a Unifei.

Fonte: G1

siga o elite

  • Horários de atendimento:

  • (19) 3251 1012
  • Segunda a Sexta: 8h às 21h
  • Sábados: 8h às 15h

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP