UFU divulga candidatos aprovados no vestibular que se autodeclararam
pretos, pardos ou indígenas

Atualizada: 25 de Julho/2017

Fonte: G1

Dos 1.093 convocados para entrevistas para homologação das candidaturas, 396 foram aprovados.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, no início da noite desta segunda-feira (24), a relação dos aprovados do vestibular 2017, nas modalidades 1 e 3. Ou seja, aqueles com reservas de vagas para pretos, pardos e indígenas.

Foram convocados 1.093 estudantes para entrevistas de possível homologação das candidaturas. Desses, 772 compareceram e 396 foram aprovados em primeira chamada para os cursos de graduação. A lista completa está no site da insituição. Os estudantes relacionados se juntam aos aprovados nas modalidades 2, 4 e 5 .

No total, foram disponibilizadas 1.676 vagas em cursos de graduação dos campi em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. O envio da documentação para os selecionados em primeira chamada deve ser feito nos dias 27 e 28 de julho de 2017.

Entenda o caso

Mais de mil aprovados na segunda fase do vestibular 2017 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que se declararam pretos, pardos ou indígenas foram convocados para entrevistas. De acordo com a Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) da Universidade Federal, a ação teve objetivo de evitar fraudes

As entrevistas foram divididas em duas etapas. Na primeira, dos 435 candidatos que foram chamados, faltaram 158 e compareceram 277. Desses, 140 tiveram as autodeclarações homologadas. Na segunda etapa foram chamados 658 candidatos, 495 compareceram e 256 foram homologados.

Esta foi a primeira vez que este tipo de entrevista acontece na UFU. Duas comissões compostas por três membros cada e que têm vínculo à temática étnicoracial participaram das entrevistas. A decisão do grupo é justificada pelo fenótipo do candidato, que é entendido pelo conjunto das características predominantes, como cor da pele, textura do cabelo e formato do rosto.

Fonte:

www.g1.globo.com

siga o elite

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP