ELITE PRÉ-VESTIBULAR e COLÉGIO CAMPINAS – Cálculo de média do Enem mobiliza colégios privados

Cálculo de média do Enem mobiliza colégios privados

Atualizada:16 de Janeiro/2018

Fonte: Estadão

SÃO PAULO - No primeiro ano em que o governo não divulgou as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os colégios se movimentaram para calcular suas próprias médias. Nesta sexta-feira, 1º, uma empresa de consultoria educacional elaborou um ranking (...). Colégios de São Paulo também passaram tabular seus resultados.

Nesta quinta-feira, 30, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC, publicou em seu site os dados brutos do Enem, que incluem as informações sobre qual escola cada aluno cursou. A diferença é que o Inep não calculou as médias das escolas, o que acabou sendo feito pelo mercado.

O Estado fez a tabulação depois que a lista elaborada pela consultoria Evolucional começou a ser divulgada pela imprensa cearense. O levantamento considerou estudantes concluintes do ensino médio em 2016, matriculados em ensino regular, que declararam que sua escola era pública, privada ou no exterior, que não fossem treineiros, que fizeram todas as provas e não zeraram nenhuma delas.

"Existe uma expectativa das escolas. Os colégios ficam carentes de indicadores externos para ajudar a tomar decisões, ver se as ações adotadas em sala de aula surtiram efeito", disse Frederico Vilela, CEO da empresa Evolucional, que fez o ranking para escolas de Fortaleza.

Um dos maiores críticos à decisão do governo de não mais divulgar o Enem por escola é o ex-presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. Ele sustenta que o poder público tem o dever de divulgar as informações que tem. "Pelo menos eles não estão omitindo os dados, é menos grave", disse sobre o fato de o Inep ter divulgado os dados brutos essa semana. Ele, no entanto, continua defendendo que o governo faça as tabulações. "O aluno de uma escola pública em uma determinada cidade podia comparar a nota da sua escola e da escola vizinha. Agora as informações são limitadas."

Veja também:

Ranking Enem 2016

Fonte:

http://educacao.estadao.com.br

siga o elite

  • Horários de atendimento:

  • (19) 3251 1012
  • Segunda a Sexta: 8h às 21h
  • Sábados: 8h às 15h

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP