ELITE PRÉ-VESTIBULAR e COLÉGIO CAMPINAS – Adequação à quarentena: Momentos difíceis requerem soluções competentes

Atualizada: 26 de Março/2020


Na sexta-feira, 13/03/2020, o governador do Estado de São Paulo, João Dória, decretou que as escolas de todo o estado deveriam suspender suas aulas a partir de segunda-feira, 16/03/2020, dando prazo de adaptação até 23 de março. A notícia não foi propriamente uma surpresa, dado o contexto de disseminação do novo coronavírus, cuja doença, a COVID-19, já havia sido considerada pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

Entretanto, essa situação exigiu grandes adaptações tecnológicas das escolas que quisessem manter suas aulas a distância, uma vez que as aulas presenciais estavam proibidas. E o resultado não poderia ser outro: quase nenhuma escola ou curso pré-vestibular ofereceu aulas a distância aos seus alunos na segunda-feira, exceto uma.

Ao tomar conhecimento na sexta-feira à noite – a notícia foi publicada por volta das 18 horas – a diretoria do Elite iniciou imediatamente seu plano de contingência para manter suas aulas na segunda-feira, 16 de março. E quem já conhece o Elite, não se surpreende: as aulas no Elite Pré-Vestibular e Colégio são consideradas “sagradas”. “Não aceitamos perder aulas de maneira nenhuma”, afirma o diretor geral da instituição, Sr. Eliel Barbosa da Silva.

Na própria sexta-feira, 13 de março, os alunos e suas famílias foram avisados da suspensão das aulas presenciais a partir de 16/03, de modo a garantir a segurança dos alunos e suas famílias. No sábado, foi formada uma equipe para providenciar os preparativos, que foram desde a escolha da melhor plataforma para as aulas a distância até a preparação dos aparatos de filmagem, captação do som e transmissão das aulas.

Na segunda-feira, 16 de março, às 7 horas da manhã todos os alunos do Elite já estavam informados, acordados e conectados à internet, assistindo as aulas dos próprios professores da instituição, que deram sequência normalmente aos conteúdos que vinham sendo lecionados nas aulas presenciais.

A escola e curso providenciou aulas ao vivo para seus alunos e as aulas ainda ficam gravadas por uma semana para que os alunos possam revê-las. Além de poderem fazer perguntas durante as aulas, os alunos ainda podem fazer novas perguntas quando reveem as aulas gravadas – que são respondidas pelos professores do Elite –, pois elas são disponibilizadas através da plataforma da instituição: o SisQ, que também oferece aos alunos todo o material de exercícios desenvolvido pelos professores da instituição, com resolução comentada das questões, com planejamento dos estudos personalizado para cada aluno e com a possibilidade de tirar dúvidas via internet.

Dessa forma, os alunos do Elite puderam continuar estudando quase normalmente, apesar de assistirem as aulas da segurança de suas casas. E não parou por aí: já no primeiro sábado após o início da suspensão das aulas, os alunos do Pré-Vestibular e 3º ano puderam realizar o primeiro simulado online através da plataforma do Elite – a escola mantém simulados semanalmente aos sábados para seus alunos desses níveis de ensino.

A instituição, que mantém uma equipe de orientadores de estudos que auxilia os alunos em dúvidas sobre métodos de estudos, organização dos materiais de estudos e organização dos estudos em geral, também está oferecendo aos seus alunos esse mesmo suporte via internet através de uma plataforma de reuniões online: orientador e aluno conversam normalmente e podem se ver, facilitando uma troca de informações mais eficiente.

“Temos relatos de que as aulas, com esses recursos, ficaram tão boas quanto as presenciais”, afirma o diretor do Elite. Isso porque, com as aulas ao vivo, os alunos continuam podendo participar com perguntas e comentários e, com a plataforma, além da gravação das aulas por uma semana e dos recursos de dúvidas via internet, os professores conseguem compartilhar qualquer imagem ou vídeo de seu computador com os alunos. As imagens ficam em tela cheia e os professores podem interagir com a tela, fazendo anotações temporárias sobre a imagem durante as explicações. Com isso, ao invés de perderem dinamismo devido à distância, as aulas continuaram ótimas e os alunos continuam sendo ouvidos e ainda ganharam alguns recursos adicionais.

siga o elite

  • Horários de atendimento:

  • Segunda a Sexta: 8h às 20h
  • Sábados: 8h às 15h
  • FALE CONOSCO

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP