Atualizada: 08 de Julho/2020
Fonte: Site Brasil escola
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 7 de julho, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/2. Prazo vai até sexta-feira, 10 de julho, e cadastro é gratuito.
Podem se inscrever nesta edição do SiSU somente os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zeraram a redação. Os interessados terão a oportunidade de escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência.
O SiSU é, atualmente, a principal forma de ingresso nos cursos superiores de diversas universidades públicas no país, substituindo os tradicionais vestibulares.
Os estudantes que desejam participar do SiSU para concorrer às vagas oferecidas nas universidades para o segundo semestre deste ano devem seguir os seguintes passos:
Está será a primeira edição do SiSU com oferta de vagas para cursos a distância (EaD). No dia 25 de maio o MEC publicou no Diário Oficial da União uma portarial alterando o regulamento do SiSU para a inclusão dos cursos EaD.
A oferta do SISU 2020/2 é de 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior. As vagas são distribuídas em ampla concorrência e diferentes categorias de cotas e ações afirmativas.
O MEC deve liberar o resultado do SiSU 2020/2 no dia 14 de julho e as matrículas dos aprovados serão realizadas entre os dias 16 e 21 seguintes.
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse nas vagas da lista de espera do SiSU, de 14 a 21 de julho. As instituições de ensino serão as responsáveis pela divulgação dessas próximas chamadas.
As inscrições no SiSU deveriam ter sido realizadas entre 16 e 19 de junho. Em consequência da pandemia do coronavírus, muitos processos seletivos têm passado por alterações no cronograma e foi o que aconteceu com o SiSU.
Como as inscrições não foram abertas no dia esperado e também não houve pronunciamento do MEC, os estudantes começaram uma série de reclamações nas redes sociais. Somente no período da tarde houve o pronunciamento sobre o adiamento das inscrições.
Além do SISU, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre também tiveram alterações em seus cronogramas.
Para mais informações sobre o SiSU 2020/2 consulte o edital.
Fonte: Site Brasil Escola
Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP