ELITE PRÉ-VESTIBULAR e COLÉGIO CAMPINAS – Raio X das Escolas – Ferramenta lançada pelo G1 confirma resultados do Colégio EliteCol

Raio X das Escolas – Ferramenta lançada pelo G1 confirma resultados do Colégio EliteCol

Atualizada: 01 de Novembro/2019

Fonte: G1

No mês de outubro/2019, o G1 divulgou uma ferramenta com indicadores educacionais que permitem comparar as escolas em suas cidades, em seus estados ou mesmo de todo o Brasil.

Através do Raio X das Escolas, são divulgadas as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), Ideb (Índice do desenvolvimento da Educação Básica), entre outros.

Segundo o Raio X das Escolas, o EliteCol apresenta nota acima da média em todas as áreas de conhecimento avaliadas, se comparado com as demais as escolas de Campinas, conforme o gráfico:

O mesmo resultado - acima da média - é apresentado pelo Raio X das Escolas quando o Colégio EliteCol é comparado com as demais escolas do estado de SP e do Brasil:

Estado de São Paulo:

Brasil:

O Colégio EliteCol tem se destacado no ENEM desde a sua criação, em 2016.

Segundo os dados apresentados pelo INEP, o Colégio obteve o 1º lugar no ENEM em Campinas pelo 3º ano consecutivo em 2018.

Outros dados de destaque do Colégio EliteCol são sua colocação no Estado de São Paulo, 6º lugar na média das questões objetivas e também sua posição nacional, em que o Colégio é comparado às cerca de 24 mil escolas do país e está na 34ª posição.

Atualmente o Colégio EliteCol oferece Ensino Médio e Ensino fundamental II.

Entrevistamos o fundador do Colégio EliteCol, Eliel Barbosa da Silva, para entender melhor como o Colégio conseguiu resultados tão expressivos em tão pouco tempo.

Abaixo um resumo do bate papo que tivemos:

Como nasceu a proposta para a criação do EliteCol?

Tive a oportunidade de estudar no ITA, tendo concluído a curso de Engenharia em 1999. Resolvi trabalhar com educação para tentar devolver ao país um pouco do que recebi, pois fui agraciado com uma educação de elevado padrão de qualidade na faculdade, a qual me foi oferecida sociedade brasileira gratuitamente. A ideia de criar o colégio EliteCol surgiu na esteira desse trabalho com educação. Primeiro, criei o Elite Pré-Vestibular, em 2003. Após 15 anos e muitas aprovações de alunos nos mais diversos vestibulares, passei a querer mais e constatei que poderia aumentar o nosso impacto no ambiente educacional brasileiro se passássemos a atuar com colégio. Começamos com o Ensino Médio em 2015 e, com o sucesso da iniciativa, resolvemos atuar também no Ensino Fundamental II a partir de 2019.

O Elite sempre foi visto como um dos cursos mais fortes do Brasil. Que parte desta tradição foi aplicada no Colégio?

Tudo. Todo o nosso know-how, desenvolvido com o curso pré-vestibular, foi aplicado no colégio. A base da equipe de professores do colégio é a equipe do pré-vestibular; o material de exercícios, do qual nos orgulhamos por contar com mais de 25 mil questões e por ser muito valorizado pelos alunos e fazer muita diferença no crescimento deles, é a mesma do pré-vestibular. A ideia de uma carga horária diferenciada e elevada frequência de simulados também já havia sido aplicada com sucesso no pré-vestibular. Todo o sucesso alcançado em nosso colégio, eu devo ao aprendizado adquirido com o Elite Pré-Vestibular, nesses quase 17 anos de funcionamento.

Em Campinas, há vários colégios tradicionais, alguns com mais de 60 anos. Como o EliteCol conseguiu papel de destaque em tão pouco tempo?

Justamente por termos um histórico de atuar com curso pré-vestibular voltado a vestibulares de alta demanda, tais como Unicamp e USP, quando iniciamos o colégio tínhamos experiência com um método de ensino bastante eficaz. O fato de o colégio ser novo, na verdade, confere-nos vantagem, pois estamos mais atentos às novas tecnologias e temos mais agilidade para nos adaptar às demandas mais atuais. Acredito que os resultados alcançados foram muito naturais, considerando a proposta do colégio.

Qual o perfil típico do aluno EliteCol?

Tipicamente o EliteCol atrai estudantes com um perfil acadêmico diferenciado: estudantes que buscam o colégio porque querem se destacar em olimpíadas científicas, que sentem que seu colégio atual [ou anterior] não cria as condições para seu desenvolvimento pleno ou que querem se destacar no vestibular. No entanto, não são somente alunos com esse perfil que nos procuram, há uma grande diversidade. O que há em comum é que todos sabem que o ritmo do colégio é diferenciado e que será necessária uma carga de estudos relativamente maior para ter bom desempenho no colégio EliteCol.

Apesar de o EliteCol atrair um perfil de alunos academicamente diferenciados, quais atividades são desenvolvidas para apoiar aqueles com maiores dificuldades?

Nossa estrutura de apoio inclui 5 professores, que compõem a equipe de Orientação de Estudos: desde a chegada do aluno ao colégio, essa equipe o recebe e o auxilia para que cada aluno desenvolva um método de estudos que seja eficiente, mas também adequado às suas características. Nossa equipe de Orientação de Estudos desenvolve diversas atividades, individuais e coletivas, com vistas a auxiliar nossos alunos a aprimorarem seus métodos de estudos e também a inspirá-los a buscarem conhecimento. Além disso, nossa estrutura de plantões de dúvidas é bastante ampla, havendo plantões de dúvidas todos os dias da semana o ano inteiro. No 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, os alunos têm aulas de Organização e Método de estudos, promovendo um apoio ainda mais amplo para os alunos mais novos.

Sabemos que no EliteCol o aluno tem aulas de Biologia, Física e Química desde o 6º ano. Que vantagens essa divisão trás para a aprendizagem do aluno?

No EliteCol o curso de Ciências é organizado conforme suas áreas de conhecimento, isso porque o professor de biologia, formado nessa área, terá um conhecimento mais amplo da biologia do que um físico ou um químico e o mesmo raciocínio é válido para as outras duas áreas. Além disso, cada profissional tende a falar dos conceitos de sua área com mais entusiasmo. Sabemos que a paixão do professor pelo conteúdo lecionado (ou a falta dela) acaba passando aos alunos através de linguagem não verbal, de modo que, tendo a parte da biologia lecionado por um biólogo, a parte da física lecionada por um físico e a da química por um químico, garantimos uma experiência de aprendizado mais rica ao aluno, desde o 6º ano do Ensino Fundamental.

Contatos:

O Elite está localizado no bairro Mansões Santo Antônio, em Campinas.

Está com inscrições abertas para provas de bolsas para as Turmas do Colégio EliteCol e também para o Pré-Vestibular.

Para maiores informações acesse www.elitecampinas.com.br, ligue para (19) 3251-1012 ou entre em contato pelo WhatsApp (19) 9 9418-4244.


siga o elite

  • Horários de atendimento:

  • (19) 3251 1012
  • Segunda a Sexta: 8h às 21h
  • Sábados: 8h às 15h

Rua Luís Otávio, 2535, Mansões Santo Antônio - Campinas - SP